- Acolhida (Perguntar: Qual o tempo que está fazendo hoje? Chuvoso? Ensolarado? Nublado?... que dia é hoje? Trabalhar o calendário, etc.)
- Na rodinha de conversa falar sobre o Projeto dia das Mães. Abordar o tema com certa cautela (na sala pode ter aluno com a mãe falecida).
- Perguntar sobre o nome da mãe de cada criança, e escrever na lousa.
- Ao lado do nome de cada mãe, escrever o nome do filho.
- Pedir para cada um falar sobre sua mãe, descrever como ela é, a cor cor dos cabelos, olhos, se trabalha, etc.
- Entregar a cada criança uma folha xerocada ou mimeografada com a palavra MÃE, e pedir que contorne as letrinhas com cola e bolinhas de papel colorido. Elaborar um álbum com as produções para a exposição.
- Na rodinha de conversa, cantar a música Mamãe, mamãe, mamãe, de Agnaldo Timóteo, com coreografia, pantomínia.
- Pedir que cada um trazer figuras de mulher, como tarefinha de casa.
- Na rodinha de conversa cantar a musica mamãe, mamãe, mamãe e mãezinha do Céu; falar sobre a importância de ajudar as mães, de tratá-las bem, de respeitá-las, de agradecê-las pelos cuidados e carinhos recebidos.
- Distribuir para cada criança um coração recortado em duas partes, em papel camurça vermelha, para que eles colem a figura de uma mulher, que se pareça com sua mãe.
- Na rodinha de conversa, falar sobre as mamães trabalhadoras, as diversas profissões.
- Pedir que eles trazer uma receita de casa,de algum doce,bolo que eles gostam e que peçam ajuda a mamãe.
- Na rodinha de conversa, pedir que cada um apresente sua receita.
- Ler a receita de todos e fazer alguns comentários, como: Quem conhece essa receita?Você já provou dela?Quem gosta?Quem não gosta?
- Pedir que ilustrem a receita,com desenhos ou colagem.
- Entregar a cada criança um balão cheio ou pedir que eles encham, e que desenhem em cada balão, olhos, boca, sobrancelhas, um rosto de mulher.
- Pedir que joguem para cima os balões,e que brinquem com cuidado,pois cada um está segurando sua mamãe e que devem cuidar com carinho,gentileza e não devem estourá-los.Quando demonstrarem cansaço,encerrar a dinâmica.
- Levar um CD com músicas que fale das mães. Cantar com eles.
- Apresentar o filme de Chapeuzinho Vermelho, ou contar a estória e depois na rodinha de conversa, falar como é importante obedecer aos pais, ou seja, na estória se Chapeuzinho tivesse seguido o conselho de sua mãe, não teria falado com estranhos (0 Lobo Mau), e não teria tido problema.
0 comentários:
Postar um comentário