sábado, maio 07, 2011

Desenhos que curam.





Li uma matéria no jornal que relatava uma história incrível, de um  garoto Aidan Reed, americano de apenas 5 anos, pagou seu próprio tratamento de câncer vendendo desenhos de sua autoria pela internet. As imagens feitas artesanalmente trazem monstros, palhaços e alienígenas.
Aidan foi diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado e os médicos disseram que ele tinha 90% de chance de cura. Com isso, iniciou-se o tratamento de quimioterapia. Devido ao alto custo da terapia, seus pais colocaram a casa da família à venda. Foi aí que sua tia, Mandi Ostein, decidiu transformar o hobby de Aidan em um negócio lucrativo para arcar com os custos hospitalares.
Ostein contou com a ajuda da organização Survivors Club, e a remessa inicial de 60 desenhos foi pequena para demanda. Com o sucesso de suas obras, Aidan transformou sua casa em escritório de impressão e envio de desenhos.
Cerca de US$ 30 mil foram arrecadados, montante suficiente para pagar o tratamento. A família ficou perplexa com a ajuda, vinda inclusive de outros países. "É absolutamente inacreditável. Nós somos moradores de uma cidadezinha do Meio Oeste americano. Este tipo de coisa não acontece com a gente", disse Ostein.



 Pegando um gancho dessa notícia resolvi posta no blog a Importante característica do desenho infantil é a de que representa mais o que a criança sabe de um objeto do que o que ela vê. Dessa maneira, reflete a imagem e conceito do objeto, portanto recorta seu significado. Se o desenho expressa, assim, o conhecimento que a criança tem sobre um objeto, seria o inverso verdadeiro? O desenhar contribui para a construção do conceito do objeto? Qual seu papel no processo de construção da significação? Essas questões deram origem ao presente texto.

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE SUA SIGNIFICAÇÃO.

O desenho é uma das manifestações semióticas, isto é, uma das formas através  das  quais  a  função  de  atribuição  da  significação  se  expressa  e  se constrói.  Desenvolve-se concomitantemente às outras manifestações,  entre  as quais o brinquedo e a linguagem verbal (PIAGET, 1973).

O desenho é uma forma encantadora de aprendizagem, pois permite que a criança desenvolva noções de espaço, tempo e quantidade. Por acreditarmos no desenho como uma forma de linguagem com características próprias, incentivamos a prática cotidiana do mesmo, valorizando sempre as produções e dialogando com aluno a respeito do seu trabalho.

É preciso que as pessoas compreendam o processo do grafismo infantil, evitando assim interferências e julgamentos estéticos do ponto de vista do adulto. É comum aparecer nos desenhos desta faixa etária as famosas garatujas, que apresentam movimentos desordenados sem respeitar os limites na folha, que aos poucos vão se tornando ordenados até que os rabiscos começam a ganhar nomes. A valorização e o incentivo do desenho são de extrema importância para que a criança não tenha receio de se expressar e desenvolva cada vez mais a sua criatividade.

Outras condições do desenho são destacadas por Vygotsky. Uma delas é
a relativa ao domínio do ato motor. O desenho é o registro do gesto, constituindo passagem do gesto à imagem. Essa característica e a referente à percepção da possibilidade de representar graficamente configuram o desenho como precursor da escrita. A percepção do objeto, no desenho, corresponde  à  atribuição  de sentido dada pela criança, constituindo-se realidade conceituada, e não material. Inicialmente o objeto representado é reconhecido após a realização do desenho, quando a criança expressa verbalmente o resultado da ação gráfica, identificada ao objeto pela sua similaridade. Momento fundamental de sua evolução se constitui na antecipação do ato gráfico, manifestada pela verbalização, indicando a intenção prévia e o planejamento da ação (VYGOTSKY, 1988).

2 comentários:

  1. Olá João Carlos, tudo bem?

    Vim retribuir sua visita e adorei seu cantinho.
    Você está de Parabéns!
    Também o estou seguindo.
    Sucesso sempre!
    abs
    Cybele

    ResponderExcluir
  2. Gente, NOOOssa maravilhoso!! A totalidade deste blog é surpreendente, cada detalhe a música o capricho. Incrível magnifico parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir