terça-feira, maio 03, 2011

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Atualmente, vivemos no Séc. XXI, porém, ainda sofremos, em decorrência de vestígios deixados por uma geração anterior a nossa, onde usava - se uma metodologia completamente robotizada, a expressividade da criança, vinha somente de saber repetir como um papagaio os gestos e falas de seus mestres, uma teoria sem dúvidas “tradicionalista”.

 
Em datas comemorativas, canções eram ensaiadas exaustivamente, com o intuito de uma apresentação perfeita, as crianças sentiam - se esgotadas, sendo assim, a atividade passava a ter caráter apenas representativo, e não qualitativo, levando em consideração, a alfabetização, auto - estima e desempenho do próprio aluno.
Com a chegada da nova escola Séc. 50/ 60 o ensino foi reformulado e passou a ter outro valor, direcionado a “aprender fazendo” passou - se a valorizar a criatividade, interesses e motivações internas e externas do aluno.
A música é responsável por uma diversidade de pontos positivos, se usada de forma correta, contribui visivelmente na educação e desenvolvimento infantil.
Aproveitando a relação criança x música, foi elaborada uma lista de benefícios que podem ser trazidos com o uso dessa prática.
A música atua no corpo e desperta emoções
Pode aumentar e equilibrar o metabolismo
Aumenta ou diminui a pressão
Interfere na receptividade sensorial
Minimiza efeitos da fadiga
Age na digestão
Age nas secreções e nas redes neurológicas
Pode até mesmo diminuir o colesterol na corrente sanguínea
Atua no equilíbrio emocional
Atua no autoconhecimento
Contribui com a integração social, pois através dela a criança desenvolve a capacidade de ouvir, perceber, discriminar diferentes gêneros, estilos, ritmos, sensações e pensamentos.
Desenvolve a sensibilidade
Desenvolve a concentração
Desenvolve a coordenação motora
Desenvolve a acuidade auditiva
Respeito a si próprio e ao próximo
Disciplina pessoas
Destreza do raciocínio
Facilita o processo de alfabetização
Facilita o estudo de línguas estrangeiras
Transmite alegria, verdades e sonhos através de uma metodologia lúdica e dinâmica própria do universo infantil.

4 comentários:

  1. Olá Professor João.
    Sei muito bem como é difícil manter um blog,ainda mais quando se é um professor nos dias de hoje. Isso mostra empenho e amor aos nossos pequeninos,fico muito feliz em saber que ainda tem professores que fazem algo a mais,além do cronograma para nossas crianças,tenho orgulho de ter vários blogs de professores na Teia e o seu é muito bem vindo entre eles.
    Parabéns, terá sempre o apoio do blog Teia.
    Post divulgado.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para participar deste minicurso gratuito?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de participar de um minicurso gratuito...adorei tudo aq tem me ajudado muito na minha pratica na sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa listagem dos benefícios que o exercício com música podem trazer....gostaria das referências por favor....parabéns!!!

    ResponderExcluir