A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

Historicamente foram criadas e promulgadas leis para assegurar os direitos da criança a educação infantil.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sábado, abril 23, 2011

Uma bela Historinha para aulas.

Tudo bem ser Diferente.

































sexta-feira, abril 22, 2011

Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial

Este filme que aqui vos sugiro vem marcar a grande evolução que se tem feito na arte ao serviço da Educação.
Resolvi destacar no blog um filme de Bollywood. Marcou-me de tal maneira que decidi compartilhá-lo.
É acima de tudo a prova de como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade, independente do problema que tiver.
Como Estrelas no Céu retrata a história de Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, que já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam à sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar a sua atenção. O seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados à escola para falar com a directora, o pai da criança decide levá-lo para um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava a acontecer com Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
Espero que gostem.....acreditem que vale a pena...uma preciosidade dentro da temática DISLEXIA.


quarta-feira, abril 20, 2011

Planos de aula

EDUCAÇÃO INFANTIL

Planos de aula

Formação social e pessoal Jogos e Brincadeiras Jogos

Plano de Aula Jogo da memória com fotos das crianças

Objetivos

  • Divertir-se com o jogo da memória
  • Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas
  • Conhecer as regras do jogo da memória
Ano

Crianças entre 2 e 3 anos

ORIENTAÇÕES POSTURAIS LÚDICAS PARA CRIANÇAS.

EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS.

INTRODUÇÃO

O estímulo proporciona o entender a partir das atividades lúdicas e permite ao aluno um melhor aproveitamento do conteúdo aplicado. Sua percepção se dimensionará no momento em que ocorrer entendimento total ou parcial através do lúdico.
O ser humano, em todas as fases de sua vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas, através do contato com seus semelhantes e do domínio sobre o meio em que vive.
Nascemos para aprender, para descobrir e apropriar-se de todos os conhecimentos, desde os mais simples (levar a colher à boca) até os mais complexos (solucionar problemas), e é isso que nos garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo. A este ato de busca, de troca, de interação, de apropriação é que damos o nome de EDUCAÇÃO.

Texto para Discussão

O Desafio da Inclusão

Somos milhões de pessoas diferentes entre si, na cor da pele e dos cabelos, no formato dos olhos, da boca e do nariz. Diferentes quanto à cultura de origem, a classe social, profissão, religião, opinião política e ideológica, e na forma de falar. Somos cariocas, paulistas, baianos, árabes, judeus, africanos, portugueses, espanhóis, japoneses, índios, brancos, mulatos ou negros… Essa diversidade, freqüentemente, provoca discriminação. Aquelas que fogem ao padrão ideologicamente dominante são consideradas inferiores. Por exemplo, uma forma comum de discriminar está na classificação de traços: ouve-se muitas vezes que existe o “cabelo bom” que é o liso e o “cabelo ruim”, o cabelo crespo.

TESTE SEU PODER DE INCLUSÃO

Para esse breve exame, as regras são:
1. Coloque-se na condição dos professores(as) que aqui apresentaremos;
2. Escolha a alternativa que você adotaria em cada caso, mas sem pensar muito, respondendo com o que vem mais rápido à cabeça.
3. Descubra e aprenda mais sobre si mesmo(a).

terça-feira, abril 19, 2011

Pequenas lições - 1


Uma coletânea de pequenas e sábias histórias para crianças, que auxiliam na formação da ética, do caráter, do respeito e valorização das condutas e comportamentos.
Para baixar Clique Aqui.

Projeto Páscoa


ÁREA: Natureza e sociedade
TEMPO: 2 semanas
PROFESSOR RESPONSÁVEL: João Carlos Pharaoh
1 – APRESENTAÇÃO:
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

segunda-feira, abril 18, 2011

Atividades Para Páscoa

Musicas




Caracol- História


Texto: Vygostky – Um Século Depois: A Educação Especial na Perspectiva de Vygostky.

Estamos vivendo em uma época onde a psicologia está questionando algumas questões e buscando na teoria de alguns autores argumentos e estudos para que mudanças aconteçam. A educação de crianças deficientes é um desses questionamentos e que encontra em Vygotsky um suporte para a mudança; mudança de questões que foram levantas há um século atrás por ele.

Caro Educador,

 
 
 
 
 
 
Sabemos que o trabalho do professor não começa quando ele chega à sala. Muito antes disso, ele planeja sua ação. Planejar com as crianças é seguir rumo a aprendizagens significativas.
 
Geralmente, nas conversas com elas, encontramos assuntos, temas que nos dão pistas dos seus interesses e curiosidades... Mas também podemos e devemos sugerir outros, ampliando as experiências e conhecimentos infantis... O trabalho na Educação.
 
“As crianças se desenvolvem e aprendem a partir das INTERAÇÕES com outras crianças, com adultos e explorando materiais, quando se engajam em atividades de seu interesse. Por isso, é importante elas terem amplas oportunidades, na Educação Infantil, de COMPARTILHAR SABERES, reorganizando o que já sabem e criando novos significados, a partir das EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS, que podem ser exploradas por meio de:
  • O cuidar de si, do outro, do ambiente;
  • O brincar e imaginar;
  • A oralidade, leitura e escrita;
  • Os conceitos matemáticos;
  • Os conceitos sobre natureza e sociedade;
  • As expressões corporais e movimentos;
  • O fazer, apreciar e refletir sobre as artes visuais;
  • O fazer, apreciar e refletir sobre música”.
(OCEI, p.11 e 12)
Em fim espero que este blog possa ajudá-los.

 

Atividades para Educação infantil em Ciências, Matemática e Linguagem - desenvolvimento da oralidade.

Atividades Novos Caminhos de Ed infantil 3vol.



 
































Para Baixar Clique Aqui.

100 Atividades para Educação Infantil














Para Baixar Clique Aqui.

Atividades para Educação Infantil Livro Marisete e Marcelinho.

















Para Baixar Clique Aqui.