Para esse breve exame, as regras são:
1. Coloque-se na condição dos professores(as) que aqui apresentaremos;
2. Escolha a alternativa que você adotaria em cada caso, mas sem pensar muito, respondendo com o que vem mais rápido à cabeça.
3. Descubra e aprenda mais sobre si mesmo(a).
Responda às questões e confira:
1) A professora Sueli procura incluir um aluno com deficiência mental em sua turma de 1ª série. Tudo caminha bem, em relação à socialização desse educando, mas diante dos demais colegas, o atraso intelectual desse aluno é bastante significativo. Neste caso, como você resolveria a situação?
(A) - Encaminharia o aluno para o atendimento educacional especializado oferecido pela escola?
(B) - Solicitaria a presença de um professor auxiliar para acompanhar o aluno em sala de aula?
(C) - Esperaria um tempo para verificar se o aluno tem condições de se adaptar ao ritmo da classe ou precisaria de uma escola ou classe especial?
2) Júlia é uma professora de escola pública. Já faz quatro anos que leciona na 2ª série. Há um fato que a preocupa muito atualmente: o que fazer com alguns de seus alunos, que estão fazendo pela terceira vez aquela série? Para acabar com suas preocupações, qual seria a melhor opção?
(A) - Encaminhá-los a uma sala de alunos repetentes, para serem mais bem atendidos e menos discriminados?
(B) - Propor à direção da escola que esses alunos sejam distribuídos entre as outras turmas de 2ª série, formada por alunos mais atrasados?
(C) - Reunir-se com os professores e a diretora da escola e sugerir que esses alunos se transfiram para turmas da mesma faixa etária, até mesmo para as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), caso algum já esteja fora da idade própria do Ensino Fundamental?
3) Cecília é uma adolescente com deficiência mental associada a comprometimentos físicos, que está freqüentando uma turma de 3ª série do Ensino Fundamental, na qual a maioria de seus colegas é bem mais nova do que ela. A professora percebeu que Cecília está desinteressada pela escola e muito apática. Qual a melhor saída, na sua opinião, para resolver este caso?
(A) - Chamar os pais da aluna e relatar o que está acontecendo, sugerindo-lhes que procurem um psicólogo para resolver o seu problema?
(B) - Avaliar a proposta de trabalho desta série, em busca de novas alternativas pedagógicas?
(C) - Concluir que a aluna precisa de outra turma, pois a sua condição física e problemas psicológicos prejudicam o andamento escolar dos demais colegas?
4) Numa 2ª série de Ensino Fundamental, em que há alunos com deficiência mental e outros alunos com dificuldades de aprendizagem por outros motivos, o professor está ensinando operações aritméticas. Mas estes alunos não conseguem acompanhar o restante da turma na aprendizagem do conteúdo proposto. O que você faria se estivesse no lugar desse professor?
(A) - Reuniria esse grupo de alunos e lhes proporia as atividades facilitadas do currículo adaptado de Matemática?
(B) - Distribuiria os alunos entre os grupos formados pelos demais colegas e trabalharia com todos, de acordo com suas possibilidades de aprendizagem?
(C) - Aproveitaria o momento das atividades referentes a esse conteúdo para que esses alunos colocassem em dia outras matérias do currículo, com o apoio da estagiária ou da professora de apoio?
5) Fábio é um aluno com autismo que freqüenta uma sala de aula da 3ª série. É o seu primeiro ano em uma escola comum e ele incomoda seus colegas, perambulando pela sala e interferindo no trabalho dos grupos. Que decisões você tomaria para resolver a situação, caso fosse a professora desse grupo?
(A) - Solicitaria à direção da escola que retirasse Fábio de sua sala, pois o seu comportamento está atrapalhando o bom andamento da classe e o desempenho dos demais alunos?
(B) - Marcaria uma reunião com o coordenador da escola e solicitaria uma avaliação e o encaminhamento desse aluno para uma classe ou para uma escola especial?
(C) - Reuniria os alunos e proporia um trabalho conjunto em que todos se comprometeriam a manter um clima de relacionamento cooperativo na sala de aula?
6) Guilherme é uma criança que a escola chama de “hiperativa”. Ele gosta muito de folhear livros de histórias. Ocorre que freqüentemente rasga e/ou suja as páginas dos livros, ao manuseá-los sem o devido cuidado. O que você lhe diria, caso fosse sua professora?
(A) - “Hoje você não irá ao recreio, porque rasgou e sujou mais um livro”.
(B) - “Vou ajudá-lo a consertar o livro, para que você e seus colegas possam ler esta linda história”.
(C) - “Agora você vai ficar sentado nesta mesinha, pensando no que acabou de fazer”.
7) Norma é professora de uma 4ª série de Ensino Fundamental e acabou de receber um aluno cego em sua turma. Ela não o conhece bem, ainda. No recreio, propõe à turma um jogo de queimada. É nesse momento que surge o problema: O que fazer com Paulo, o menino cego? Arrisque uma “solução inclusiva” para este caso.
(A) - Oferecer-lhe uma outra atividade, enquanto os demais jogam queimada, fazendo-o entender o risco a que esta atividade o expõe e a responsabilidade da professora pela segurança e integridade de todos os seus alunos?
(B) - Perguntar ao aluno quais os jogos e esportes dos quais ele tem participado e se ele conhece as regras da queimada.
(C) - Reunir a turma para resolver a situação, ainda que na escola não exista uma bola de meia com guizos.
8) Maria José é professora de escola pública e está às voltas com um aluno de uma turma de 5ª série, de 12 anos, que é muito agressivo, mal-educado e desobediente. Ele não se submete à autoridade dos professores nem das demais pessoas da escola e sempre arruma uma briga com os colegas, dentro da sala de aula, ameaçando-os com um estilete. O que você faria no lugar dessa professora aterrorizada?
(A) - Estabeleceria novas regras de convivência entre todos e, em seguida, analisaria com a turma os motivos que nos levam a agir com violência?
(B) - Enfrentaria as brigas, retirando-o da sala de aula e entregando-o à direção da escola?
(C) - Tentaria controlar essas situações, exigindo que o menino entregasse o estilete, para que os demais alunos se acalmassem?
9) Sérgio é um aluno surdo, com perda total de audição. Ele tem 13 anos de idade e freqüentou até o momento uma escola de surdos. Este aluno está no seu primeiro dia de aula, em uma escola comum. O professor, percebendo que Sérgio não fazia leitura labial, procurou a diretora da escola para questionar a admissão desse aluno em sua turma, desde que ele não sabe se comunicar em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Se você fosse esse professor, antes de tomar essa atitude:
(A) - Chamaria os seus pais e os convenceria de que a escola de surdos era mais apropriada para as necessidades desse aluno?
(B) - Procuraria saber quais as obrigações e os direitos desse aluno, para buscar o recurso adequado à continuidade de seus estudos na escola comum?
(C) - Providenciaria a presença de um intérprete de LIBRAS, solicitando um convênio com uma entidade local especializada em pessoas com surdez?
Conte os pontos e confira o seu poder de inclusão, ou melhor, a sua imunidade ao vírus da exclusão:
1 a) 3 b) 2 c) 1
2 a) 1 b) 2 c) 3
3 a) 2 b) 3 c) 1
4 a) 1 b) 3 c) 2
5 a) 1 b) 2 c) 3
6a) 1 b) 3 c) 2
7a) 1 b) 2 c) 3
8a) 3 b) 1 c) 2
9a) 1 b) 3 c) 2
quarta-feira, abril 20, 2011
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