Sabemos que o trabalho do professor não começa quando ele chega à sala. Muito antes disso, ele planeja sua ação. Planejar com as crianças é seguir rumo a aprendizagens significativas.
Geralmente, nas conversas com elas, encontramos assuntos, temas que nos dão pistas dos seus interesses e curiosidades... Mas também podemos e devemos sugerir outros, ampliando as experiências e conhecimentos infantis... O trabalho na Educação.
“As crianças se desenvolvem e aprendem a partir das INTERAÇÕES com outras crianças, com adultos e explorando materiais, quando se engajam em atividades de seu interesse. Por isso, é importante elas terem amplas oportunidades, na Educação Infantil, de COMPARTILHAR SABERES, reorganizando o que já sabem e criando novos significados, a partir das EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS, que podem ser exploradas por meio de:
- O cuidar de si, do outro, do ambiente;
- O brincar e imaginar;
- A oralidade, leitura e escrita;
- Os conceitos matemáticos;
- Os conceitos sobre natureza e sociedade;
- As expressões corporais e movimentos;
- O fazer, apreciar e refletir sobre as artes visuais;
- O fazer, apreciar e refletir sobre música”.
(OCEI, p.11 e 12)
Em fim espero que este blog possa ajudá-los.
0 comentários:
Postar um comentário