sexta-feira, abril 22, 2011

Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial

Este filme que aqui vos sugiro vem marcar a grande evolução que se tem feito na arte ao serviço da Educação.
Resolvi destacar no blog um filme de Bollywood. Marcou-me de tal maneira que decidi compartilhá-lo.
É acima de tudo a prova de como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade, independente do problema que tiver.
Como Estrelas no Céu retrata a história de Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, que já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam à sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar a sua atenção. O seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados à escola para falar com a directora, o pai da criança decide levá-lo para um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava a acontecer com Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
Espero que gostem.....acreditem que vale a pena...uma preciosidade dentro da temática DISLEXIA.


2 comentários:

  1. Este filme é maravilhoso,todo educador deveria ter contato com ele.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer, de assistir na faculdade e foi muito importante para minha formação. A visão do professor é muito preciosa...

    ResponderExcluir