TEMA: ERA UMA VEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA:
A aprendizagem da linguagem oral é sem sombra de dúvidas, um dos elementos primordiais para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção e participação na sociedade. Sendo assim o trabalho com a oralidade torna-se um dos eixos básicos do trabalho na educação infantil, dada a sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Portanto podemos dizer, que a ampliação de suas capacidades de comunicação oral ocorre gradativamente, por meio de um processo de idas e vindas que envolvem tanto a participação nas rodas de conversas, em situações de escuta e reconto de histórias e de canto de músicas. Por isso, o educador deve contar histórias, criando e proporcionando um clima afetivo e de aproximação entre as crianças. A literatura infantil valoriza a fantasia, o lúdico e a expressão dos sentimentos. É através do conto que ela constrói um mundo de idéias abstratas e vivencia experiências que enriquecem o seu conhecimento real e alimenta sua imaginação com elementos da fantasia. O trabalho com a literatura infantil possibilitará e enriquecerá esse trabalho de desenvolvimento da oralidade, imaginação e fantasia dessas crianças.
OBJETIVO GERAL:
Incentivar o gosto por ouvir histórias através do contato com diversos gêneros literários, despertando a imaginação, a fantasia e ampliando gradativamente seu vocabulário e sua oralidade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Interessar pela leitura de histórias e manusear livros de literatura infantil; Fazer leitura de imagens (gravuras); Recontar histórias ouvidas; Identificar personagens principais; Trabalhar a linguagem escrita através da oral; Desenvolver a oralidade; conhecer alguns gêneros literários (contos de fadas, fábulas, lendas...); Ter livre acesso ao cantinho da historia, manuseando e realizando leitura espontânea das histórias.
METODOLOGIA:
O trabalho com a literatura infantil além de contribuir para a formação de bons leitores, representa para algumas crianças a única oportunidade de ler e entrar em contato com esse universo infindável que o da leitura. O professor deve ainda procurar conhecer com absoluta segurança o enredo e ater-se ao vocabulário, procurando adequá-lo à capacidade de compreensão de seus alunos, trabalhar a dicção, o volume e a tonalidade da voz nas imitações dos personagens e caprichar nas expressões corporais e faciais. Leitura de histórias, histórias cantadas, fábulas, contos populares e lendas, ginástica historiada e contos diários.
RECURSOS MATERIAIS:
livros de histórias, fantoches, cds, aparelho de som, vídeo, gravuras, cartazes, fantasias e outros.
RECURSOS HUMANOS:
Estarão envolvidos neste projeto todos os alunos do grupo misto 2 e a educadora Hélia. AVALIAÇÃO: Através de observações constantes dos alunos, observando os aspectos mais significativos do desenvolvimento das crianças dentro da área cognitiva, psicomotora, social e afetiva. A observação deve abranger os seguintes pontos: ouve histórias, é capaz de fazer o reconto,conta e reconta uma história vivencias e fatos observados com seqüência lógica, identifica e nomeia personagens principais.
DURAÇÃO: 3 meses
0 comentários:
Postar um comentário