A problemática no precário
debate sobre sexualidade com as crianças, no campo escolar, se expressa, muitas
vezes, na carência de habilidade ou mesmo de crença dos professores em relação
à existência da sexualidade em tenra idade; uma vez que “muitos consideram,
ainda hoje, a abordagem das questões sexuais na escola como algo não sadio,
pois estimularia precocemente a sexualidade da criança” (CAMARGO; RIBEIRO,
1999, p.39). Daí o objetivo de se pesquisar o seguinte problema: Quais os
principais desafios vividos pelo professor da Educação Infantil no trabalho
junto às crianças de 4 a 5 anos de idade que estão descobrindo sua sexualidade?
O educador não tem a obrigação de saber tudo, mas deve estar bem consciente do seu papel e estudar bastante para manter-se o mais informado possível. A investigação sobre o assunto vai subsidiá-lo na orientação, fundamentando-o e tornando-o mais eficaz. Este estudo tornou visível que para se trabalhar nas escolas a orientação sexual deve-se primeiramente entender, respeitar a criança e dar atenção a ela como um todo, sem separá-la do sexo, colocando o foco do desenvolvimento de sua sexualidade com uma conclusão e parte de toda sua estrutura para vivencias futuras sendo a infância a sua base.
O educador não tem a obrigação de saber tudo, mas deve estar bem consciente do seu papel e estudar bastante para manter-se o mais informado possível. A investigação sobre o assunto vai subsidiá-lo na orientação, fundamentando-o e tornando-o mais eficaz. Este estudo tornou visível que para se trabalhar nas escolas a orientação sexual deve-se primeiramente entender, respeitar a criança e dar atenção a ela como um todo, sem separá-la do sexo, colocando o foco do desenvolvimento de sua sexualidade com uma conclusão e parte de toda sua estrutura para vivencias futuras sendo a infância a sua base.
O estudo apresenta uma
importante reflexão com relação à prática docente dos educadores e como eles
vivenciam esse tema, pois esse será um dos caminhos que teremos que avaliar,
buscando soluções significativos para a melhor abordagem e crescimento da
criança com relação a suas descobertas, que ainda por elas não definidas e sim
aflorada, de forma que a sexualidade por ser um tema transversal possa ser um
agente interdisciplinar fazendo uma junção com a prática pedagógica pautada e
bem definida no referencial nacional curricular da educação infantil, haja
vista para que isso aconteça é necessário que ocorra uma participação mutua dos
pais e a escola proporcionando a toda criança a informação adequada a sua fase
e estrutura psicológica partindo da premissa que a criança esta saindo do
núcleo familiar indo de encontro ao mundo novo de descobertas, cuja esse
trabalho ressalta a importância da sexualidade em sua formação.
O assunto sexualidade está
presente em todo setor da vida. Por isso buscou-se através dos meios de
comunicação tudo que pudesse explicar o que é sexualidade e como ela se
manifesta na Educação Infantil, sobretudo com crianças de 4-6 anos. São
crianças saindo do núcleo familiar e embarcando no meio de um universo novo de
informações, onde existem várias descobertas e, até mesmo, da sexualidade. A
questão da sexualidade na Educação Infantil vem sida discutida por muitos
autores. Freud (1905), em suas buscas na área clínica sobre as razões e
funcionamento das neuroses, verificou que os conflitos de ordem sexual nos
primeiros anos de vida dos indivíduos estão fortemente relacionados aos
pensamentos e desejos reprimidos.
Segundo Santos (2003, p.
15), uma das preocupações que a escola deve ter ao abordar a orientação sexual
é conseguir o apoio dos pais, oferecendo um espaço de discussões onde estes
possam ser informados sobre os objetivos, conteúdos e procedimentos que serão
usados durante o trabalho de orientação. Isso faz com que estes se sintam mais
seguros, pois muitas famílias ainda resistem em discutir esse assunto. A escola
não pode esquecer nesse tipo de intervenção que não cabe a ela ditar normas,
nem dizer o que é certo ou errado. Desta forma pretende-se responder tais
questões: como se manifesta a descoberta da sexualidade na criança da Educação
Infantil?
E como os teóricos explicam a sexualidade infantil? O que dizem os
referências curriculares da Educação infantil sobre a atuação do professor no
desenvolvimento da sexualidade infantil? De acordo com as ideias Freud, qual o momento em que
o desenvolvimento psicossexual da libido favorece em uma criança? Quando se
pensa em educação sexual na infância, automaticamente tem que se pensar,
também, em desenvolvimento emocional? É importante diagnosticar o nível da sua
turma e ter a percepção devida para essa questão. Sendo assim, qual a melhor
metodologia a ser aplicada para conhecer a maturidade dessa classe ou desta
criança? Até onde a sexualidade influencia no processo de ensino e aprendizagem
de uma criança?
Para caracterizar a Educação
Infantil usou-se em especial o que diz a Lei de Diretrizes e Bases além da obra
de Krammer (2004). A Educação Infantil é o espaço que criança tem pra se
desenvolver e socializar com o meio em que esta descobrindo. Segundo a L.D.B.,
“educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança, em seu aspecto
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade. A educação infantil será oferecida em: creches, ou entidades equivalentes,
para crianças de até três anos de idade; pré-escolas, para crianças de quatro a
seis anos de idade.” (BRASIL, 1996)
Segundo os RCNEI (1998), a
sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das
pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com
o prazer, necessidade fundamental dos seres humanos. Nesse sentido, é entendida
como algo inerente, que está presente desde o momento do nascimento,
manifestando-se de formas distintas segundo as fases da vida. Seu
desenvolvimento é fortemente marcado pela cultura e pela história, dado que
cada sociedade cria regras que constituem parâmetros fundamentais para o
comportamento sexual dos indivíduos. A marca da cultura faz-se presente desde
cedo no desenvolvimento da sexualidade infantil, por exemplo, na maneira como
os adultos reagem aos primeiros movimentos exploratórios que as crianças fazem
em seu corpo.
Referências
Referências
AQUINO, J. Groppa. (Org.).
Sexualidade na escola. Alternativas, técnicas e práticas. São Paulo: Summus,
1997.
AQUINO, Lídia. As
políticas sociais para a infância a partir de um olhar sobre a história da
criança no Brasil. In: ROMAN, Eurilda Dias; STEYER,
Vivian Edite (Orgs.). A
criança de 0 a 6 anos e a Educação Infantil: um retrato multifacetado. Canoas:
ULBRA, 2001.
ARATANGY, Lídia Rosenberg.
Sexualidade: a difícil arte do encontro. São Paulo: Ática. 1995.
ARANHA, Maria Lucia de
Arruda. Filosofia da Educação. 2 ed. São
Paulo: Editora Moderna,
1999.
Mais Informações:
- Descobrindo e Conversando: a criança e a sexualidade para baixar clique aqui.
- Guia do Professor: para crianças de 0 a 10 anos para baixar clique aqui.
- De onde viemos para baixar clique aqui.
Sexualidade! Bicho de sete cabeças ?
Boa Leitura.
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