segunda-feira, maio 21, 2012

O LUGAR DO AFETO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR COM VISTAS O ENSINAR E O APRENDER





Na nossa vivência acadêmica verificou-se a existência de certo desconhecimento por parte dos estudantes do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação – Campus I, da necessidade de se conhecer o afeto como constructo fundante para a prática pedagógica.
Ao analisar-se, ainda que preliminarmente, o Currículo do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação-Campus I, constatou-se a inexistência de ementários, disciplinas e ou conteúdos que de algum modo tratassem sistematicamente do afeto, como um importante conceito na formação do professor.

Apesar de entender o sujeito como um ser integral, o Currículo do Curso de Pedagogia enfatiza as dimensões sócio-cultural e cognitiva, alicerçado em uma prática objetiva de “fazer educação” desconsiderando a possibilidade de se articular uma proposta que contemple o cotidiano do sujeito, entendendo-o com agente construtor de maneira própria de interpretar e pensar a realidade, estabelecendo uma interface entre o social e o psicológico (Ornellas, 2001).
Quando de sua prática pedagógica, sobretudo em sala de aula, o professor se relaciona, conscientemente ou não, de modo afetivo com os seus alunos. Os interesses, os afetos, e os valores dos professores e alunos, interagem permanentemente, de modo que é quase impossível acreditar que, ao adentrar na sala de aula, possam deixar do lado de fora os componentes que compõem a sua subjetividade, só sendo utilizada a sua dimensão cognitiva.

O professor desempenha o papel de mediador no processo educativo e na aquisição da cultura por parte do aluno. Para Alencar (2001) é muito comum verificarmos um maior comprometimento dos alunos com aquelas disciplinas em que o professor é mais afetivo ou estabelece uma boa relação com eles. O contrário também é observado, ao passo que, quando o aluno não gosta do professor ou vice-versa, o ensino e a aprendizagem são afetados por essa relação de “mal estar” em ambas as partes.
Assim, para que a prática pedagógica na educação básica possa refletir as questões atualmente postas sobre a relação entre cognição e afeto, é necessário rever o currículo desse nível de ensino e ao mesmo tempo fomentar a revisão do currículo e das práticas nos cursos de formação de professores.
Ainda por muito tempo se discutirá a necessidade de ressignificar as propostas curriculares que ainda reproduzem a dissocialização entre dimensão cognitiva e dimensão afetiva.  Não se pode pensar em prática pedagógica em que o professor, por desconhecimento ou despreparo, não sabe reconhecer os conteúdos emocionais dos estudantes e trabalhá-los de modo a tornar a sua aprendizagem referenciada numa educação contextualizada.
Adentrando-se no campo da subjetividade visando apimentarmos ainda mais a nossa reflexão acrescentamos uma categoria dentro do pensamento epistemológico que merece “ficar” temporariamente conosco nessa discussão acerca do papel do afeto na formação do educador: os afetos.
Os afetos representam o tema da psicologia que mais se procura explicar como resultado da ação de sistemas externos da própria psique, alternando-se enfoques que enfatizam seu caráter biológico ou social e que ignoram seu caráter subjetivo. Por outro lado, os afetos também têm sido vítimas da fragmentação de objeto do estudo da psicologia como resultado das exigências metodológicas orientadas a apresentar o conhecimento como relação de variáveis. Dentro dessa perspectiva epistemológica, os afetos não passaram a ser uma variável concreta definida operacionalmente, sem nenhum tipo de relação com outros elementos ou formações da psique.
Os afetos representam estados de ativação psíquica e fisiológicas, resultantes de complexos registros do organismo ante o social, o psíquico e o fisiológico. Os afetos são verdadeiras unidades que mostram a ecologia complexa em que se desenvolve o sujeito, e as mesmas respondem a todos os espaços constituintes dessa ecologia. Nesse sentido, os afetos representam um dos registros mais importantes da subjetividade humana, o que requer explicitar as possíveis vias de seu caráter subjetivo.

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Eliana S. As relações interpessoais e o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança.  In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 4, 2006, Teresina. A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas, 2006. P. 1-12. Disponível em mesteduc/eventos/IV encontro/GT15/relacoes_interpessoais.pdf>.  Acesso em: 20 maio 2008.

ARANTES, Valéria A. Afetividade e Cognição: rompendo a dicotomia na educação. Videtur, Porto, v. 23, n. 1, p. 5-16, 2000. Disponível em< http://www.hottopos.com/videtur23/Vale
ria.htm> Acesso em: 28 maio 2008.

ARAÚJO, Ulisses F. A dimensão afetiva da psique humana e a educação em valores. In: ARANTES, Valéria A. (Org). Afetividade na escola: alternativas teóricas e prática.  São Paulo: Summus, 2003, p. 153 - 167.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRUYNE, Paul et al. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais: os pólos da prática metodológica Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

FRANCO, Maria L. P. B. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v.34, n. 121, p. 169 – 186 jan./abr. 2004.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. Tradução e Raquel Souza Lobo Guzzo. Thompson, São Paulo, p. 241 a 248, 2003.

MOSQUERA, Juan J.M.; STOBAUS, Claus D. Afetividade: a manifestação de sentimentos na educação. Revista Educação, Porto Alegre, ano 29, n.1, p.123-133, jan./abril. 2006.

OLIVEIRA, Maria M. de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


ORNELLAS, Maria de L. S. Imagem do Outro (e) ou imagem de si?  Salvador: Portfolium, 2001.
______. Psicanálise e sala de aula: O véu que revela. In: REUNIÃO LACANOAMERICANA DE PSICANÁLISE DE FLORIANÓPOLIS, 2005, Florianópolis. Reunião Lacanaomerica na de Psicanálise de Florianópolis, 2005.  P.1-10.

______. Afetos manifestos em sala de aula. Educere Et Educare, Paraná, v.1, n. 2, p. 119-140, jul./dez. 2006.

RUIZ, Valdete M.; OLIVEIRA, Marli J. V. A dimensão afetiva da ação pedagógica. EDUC@ação-Rev. Ped., São Paulo, v. 1, n. 3, p. 5-11, jan./dez. 2005.

SANTOS, Boaventura de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1988.



0 comentários:

Postar um comentário