A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

Historicamente foram criadas e promulgadas leis para assegurar os direitos da criança a educação infantil.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Volta às Aulas: Planos De Aula Para Educação Infantil

Planinhos de aula
Plano 1:
Conteúdo:
Grafismo
Equilíbrio e concentração.
Objetivos:
Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas.
Rodinha: conversa informal com os alunos, sobre como segurar um lápis e fazer movimentos circulares desenhando bolinhas.
Atividade 1: cartas dos círculos.
Materiais: giz de cera, papel pardo e muc.
Desenvolvimento: colocar um cartaz de papel pardo no chão da sala e pedir que os alunos desenhem círculos nele.
Atividade 2: vamos ajudar o agricultor a plantar as sementinhas?


quinta-feira, fevereiro 09, 2012

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Rotina à estrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização.
Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn, afirma em Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil.
“O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados – como o faz-de-conta, os jogos imitativos e motores, de exploração de materiais gráficos e plásticos – os livros de histórias, as atividades coordenadas pelo adulto e outras”.

terça-feira, janeiro 31, 2012

Seleção de Atividades Volta ás Aulas


segunda-feira, janeiro 23, 2012

Atividades para volta às aulas

Escultura de Papel

Uma opção de material para esculturas com crianças mais velhas é a massa de papel crepom, colorida é muito fácil de usar. Coloque um rolo de papel crepom em um balde com água suficiente para cobri-lo e deixe de molho durante uma noite.No dia seguinte, amasse bem e coloque mais água. Misture uma xícara dessa massa com meia xícara de farinha de trigo e um quarto de sal.Faça quantas medidas precisar. Sobre um papelão, amasse até que adquira a consistência adequada.As crianças devem usá-la molhada.Depois de seca, a peça pode ser pintada.

Agora é só deixar a criançada criar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Atividades e Projetos para Educação Infantil: Volta às aulas

Projeto: De volta às aulas








Objetivos:
  •     Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
  •     Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas;
  •     Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
  •     Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;
  •     Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  •     Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
  •     Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo ano letivo;
  •     Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
  •     Traçar objetivos de estudo e conhecer a importância de separar horários de estudo em casa;
  •     Assistir a palestra, junto com os responsáveis, sobre calendário, horário e assuntos afins para o novo ano que se inicia;
  •     Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.


SEMANA PEDAGÓGICA: O QUE NÃO PODE FALTAR

 Primeiras providências
Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas:
- Montagem do calendário da escola
Com base na programação oficial da Secretaria de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas ou outro evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série).
- Consolidação dos dados da escola
Faça uma tabela com os principais dados da escola - número de matrículas iniciais e finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série (leia mais na reportagem sobre dados da escola) -, os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos.
 

quarta-feira, janeiro 11, 2012

A DIFICULDADE EM DIZER NÃO!

“O homem é um aprendiz, a dor é o seu mestre”.
Alfred de Musset

Os pais acham que estão educando seu filho, bem na verdade a educação pode variar de bem para mal. Educação é um tema na verdade que muitos discutem, porém no dia a dia é difícil de realizar. Segundo Içami Tiba:
“Educação é preparar o futuro cidadão e trabalhador. E isso começa dentro de casa. Ninguém quer contratar uma pessoa que age todo o tempo como um adolescente. Ensinar cidadania dentro de casa é mostrar que todos os integrantes da família devem ser tratados com respeito. A família não pode ter um provedor que deixa o filho fazer tudo. Os pais precisam crescer. O amadurecimento, nesse caso, não é só do jovem, mas de todo mundo”. (anexoI)

As crianças precisam saber que nem tudo é possível, que o mundo não está aí para realizar os seus desejos e isso é um dever para os pais, sem medo de frustrá-los agora, pois a frustração do amanhã com certeza será mais difícil. A criança precisa saber lidar com o não, assim como os seus pais. A criança que convive com o não demonstra ter um raciocínio lógico mais apurado, a fim de conseguir atingir o seu objetivo, ela pensará em um caminho alternativo em busca de soluções práticas para o problema.