A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

Historicamente foram criadas e promulgadas leis para assegurar os direitos da criança a educação infantil.

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quinta-feira, dezembro 22, 2011

Por que ler histórias para crianças?




Em primeiro lugar, porque isso lhes dá prazer. Elas também aprendem com as histórias outras culturas, conhecem seus valores, modos de ser e viver. E, quando uma criança pede repetidamente que lhe contem uma história, provavelmente, encontre, nos fatos narrados, acontecimentos que se relacionam com sua vida, seus medos e seus desejos. Na escuta das histórias e “causos”, as crianças também aprendem a separar o que faz parte da realidade e o que é da ordem do imaginário. E, nesse sentido, desenvolvem a imaginação, inventam e sabem que no mundo do “faz de conta” tudo é possível. Com isso vão entendendo, ainda que de forma sutil, a passagem do tempo, a idéia de passado e de memória.
Muitos estudos mostram que o adulto tem papel fundamental para que a criança coloque a leitura e a escrita como foco de atenção. É a companhia do adulto que a atrai para folhear um livrinho, imaginar cenas de uma história, perguntar o que está escrito ou prestar atenção na narrativa lida.
Por isso, é importante que as crianças possam vivenciar a escuta de histórias interagindo com um adulto. Nesses momentos, o adulto lê alguns trechos, conta outros, dramatiza a voz de alguns personagens, chama a atenção para a ilustração. Nessa situação faz vários jogos verbais: cadê o porquinho? Quem é esse aqui? O que a menina está fazendo? Como a mãe faz quando está brava?
Essa prática possibilita que a criança passe do papel de ouvinte participante para o de leitor. Aos poucos será capaz de ocupar esse lugar, apoiando-se na ilustração, na memória e na colaboração de alguém mais experiente.
 

terça-feira, dezembro 13, 2011

É possível ser moderno só com lápis e papel?



Uma anedota ilustra caricaturalmente os problemas que podem ocorrer ao introduzirmos computadores em nossas escolas.

"Hoje, os computadores e a Internet permitem que escolas 
de diferentes lugares se comuniquem entre si cada vez mais "
 
A cena imaginária se passa no final da década de 80, em uma sala de aula de uma escola primária da antiga União Soviética.

terça-feira, novembro 29, 2011

terça-feira, outubro 04, 2011

Atividades Sobre: As vogais.





















quarta-feira, setembro 14, 2011

PLANO DE AULA

Tapete sensorial

Planejamento para eixo de Movimento – Grupo 3 de Educação Infantil.

Título: Tapete Sensorial
Âmbito: Conhecimento de Mundo
Eixo: Movimento 
Conteúdo:
Expressividade:
- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras e da interação com os outros.
- Expressão de sensações.
Equilíbrio e coordenação:
- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, andar, correr, saltar etc.

segunda-feira, setembro 05, 2011

Atividades para o grupo 5.





















sábado, agosto 27, 2011

Matemática na Educação Infantil.




A qualidade do ensino de matemática na Educação Infantil é de grande importância, pois é nessa faixa escolar que o aluno inicia seus contatos com essa disciplina. A proposta de trabalho deve incorporar os contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das nações matemáticas elevar o aluno a ir além do que parece saber, tentando compreender como ele pensa, que conhecimento traz de sua experiência no mundo e fazer as interferências no sentido lê levar a ampliar progressivamente suas noções matemáticas.