segunda-feira, agosto 08, 2011

PROJETO DIA DOS PAIS


JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.

QUESTÃO DESENCADEADORA:

Livros de história – Pinóquio
Apresentação dos dedoches com personagens da família criando uma história.
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;

OBJETIVOS:

Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.

DESENVOLVIMENTO

Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Matemática
Natureza e Sociedade
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas
Brincadeiras e jogos; (em anexo)

AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.

CULMINÂNCIA DO PROJETO
Festa dos pais

ANEXO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO DIA DOS PAIS

Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente;

Histórias:
Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;

Artes Visuais:
Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura livre da camisa para o papai;
Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
Desenho livre no caderno para acompanhamento;

Brincadeiras e jogos:
Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;
Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;

ATIVIDADES SUGERIDAS
  • Declamação
Organizar recital de pequenos textos literários para os pais em encontro por sala, série ou nível de ensino.
  • Festival da canção
Organizar apresentação de canções com temática referente aos pais, em encontro por sala, série ou nível de ensino.
  • Olha só o que fiz para você!
Sugerimos a confecção de pequeno presente ou lembrança para os pais. Valorizar sempre a construção própria das crianças, incluindo neste caso também os estudantes “maiores” (EF2 e EM), com o objetivo de trabalhar valores estruturantes da relação aluno-família.
  • Meu pai – seu passado meu futuro
Orientar os alunos para atividades coletivas de construção de textos a partir de histórias dos pais.  A escola deve ser sensível no modo como orienta os estudantes a entender “pai” além do âmbito biológico.
Meu pai é o máximo!
Organizar uma “calçada da fama” para os pais. Providenciar folha de papel A3 com desenho de uma grande estrela para cada aluno levar para casa e pedir ao pai para imprimir as mãos com tinta guache. Depois, colar as folhas identificadas por pai e filho num painel organizado, sequencialmente, em corredor, calçada ou parede. Como homenagem surpresa, selecionar música bonita e emocionante para os filhos cantarem e encantarem os pais. 
  • Meu pai e outros pais
Planejar com as crianças pesquisa de imagens com a representação de pais, aproveitadas na produção de textos de gêneros diversos, em que a tônica seja o elogio e a consciência da importância social desse personagem. Organizar um caderno coletivo das produções e, durante o mês de agosto, enviá-lo cada dia para uma família, solicitando-lhe opinião escrita sobre o tema. Com o material de retorno das famílias, completar o caderno coletivo ou construir outro, fechando o objetivo do trabalho simultâneo aluno-família.

0 comentários:

Postar um comentário