sexta-feira, maio 20, 2011

A criatividade e o brincar

Continuando a série de artigos Educando pelas ondas virtuais, neste texto Max Haetinger fala sobre a relação entre a criatividade e o lúdico.
" (...) o ato de brincar acompanha o desenvolvimento da inteligência do ser humano".(Daniel Silva/Max Haetinger. 2008 p.114)
As definições de criatividade estão sempre relacionadas ao conceito de novidade ou inovação. Assim, a ação criativa é a própria essência da transformação e das mudanças, tanto exteriores ao ser quanto internas.
Mas também é possível compreender a criatividade como a base do ato de liberdade, ou melhor, da ação libertadora, pois a criação associa-se à formação do senso crítico.
No contexto escolar, a criatividade pode transformar a relação do sujeito com o conhecimento. As atitudes e as ações criativas correspondem aos meios para a compreensão e alteração da realidade. Todo ato criativo expressa a percepção que alguém tem do mundo, de uma idéia ou situação.
O indivíduo necessariamente usa o seu entendimento da dimensão real para criar algo novo para se entender e se construir.

A criatividade potencializa a imaginação humana e, consequentemente, modifica o método pelo qual as pessoas lidam com a informação e o processamento da mesma.
A importância da criatividade como método é ressaltada por Rogers na seguinte afirmação: “a sobrevivência dos povos depende da capacidade criadora do homem” (apud KNELLER, 1978, p. 19).
Já o brincar é a essência do pensamento lúdico e caracteriza as atividades vivenciais e relacionais. Os jogos, as brincadeiras, as atividades lúdicas, são formas de expressão cultural e um modo de interagir com diferentes objetos de conhecimento, relacionados no processo de aprendizagem.
Tendo em vista este conceito, percebemos que o ato de brincar acompanha o desenvolvimento da inteligência do ser humano, das sociedades e da cultura.

De acordo com o psicanalista Winnicott (1975), "é no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o seu eu.” Esta citação demonstra a relação imprescindível entre o criar e o brincar.
É importante entendermos que a criatividade está associada às atividades lúdicas e brincadeiras e não às tarefas formais e racionais. Os jogos e brincadeiras possibilitam a livre associação de ideias, pensamentos, impulsos e sensações. Brincar também tem a ver com o prazer.
Uma brincadeira, sendo ou não criativa, deve sempre proporcionar prazer ao participante.
As experiências do brincar na escola auxiliam a formação de vínculos entre alunos e professores e certamente facilitam a aprendizagem. Brincar faz parte do desenvolvimento sadio e pleno dos indivíduos
 
Autor  Max G. Haetinger

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